Escolha uma Página

A corporação Excêntrica entende que existem três habilidades que, se trabalhadas e desenvolvidas no ambiente corporativo, podem melhorar a produtividade e o engajamento do trabalhador.

Inteligência Emocional

Somos dotados da capacidade de rir, de chorar, de sermos corajosos, entusiasmados, calmos, serenos, agressivos, compassivos, generosos, e assim por diante. A principal diferença entre essas emoções acima citadas e emoções destrutivas como a violência, a tirania, o egoísmo, o preconceito, a inveja, o ciúme, é o uso consciente ou não no nosso aparato psíquico.

Inteligência emocional é a capacidade de saber distinguir o que, dentro de nós, deve ser expresso, quando e como deve ser expresso. Somos dotados de emoções, porém não somos ensinados a lidar com elas, o ensino tecnicista pelo qual temos passado nos últimos séculos não contempla nenhum tipo de educação emocional.

Escuta Ativa

A primeira pessoa que temos que aprender a escutar é a nós mesmos. Vamos entender o valor da escuta ativa a partir de jogos lúdicos que demandam a nossa atenção e objetividade, não criar esquemas e burocracias desnecessárias no trato e relacionamento humano. Distanciar-se de um excesso de informações inúteis e ater-se ao que realmente está sendo dito demanda atenção e esforço, mas não precisa ser doloroso, muito pelo contrário, a escuta ativa acelera processos, desata nós de relacionamentos interpessoal e diminui os ruídos de comunicação tão presentes nas empresas atuais.

Atitude Decisiva

O conhecimento todo está a nossa disposição, porém, quando não temos consciência da responsabilidade que ele traz consigo e da necessidade de se tomar decisões para movimentar projetos e processos, diminuímos a produtividade de uma equipe por uma habilidade não trabalhada. Os sistemas e as máquinas estão para nos auxiliarem, mas as decisões mais importantes são tomadas por cada um de nós.

O teatro, na sua concepção mais ampla, além de uma arte de entretenimento, é uma ferramenta pedagógica. Grandes textos, grandes obras e grandes personagens contém em si ensinamentos que nos mostram um caminho de formação e de direção. Além de nos emocionar, eles carregam uma mensagem consigo. Na Corporação Excêntrica nós desenvolvemos estes temas e transformamos pessoas.

×