Quando veste a máscara neutra – encobrindo o rosto e anulando a voz, – a atriz/ator mergulha num espaço ilimitado de sensações e descobertas: É que ao limitar a expressão do rosto/voz, acabamos por concentrar toda a atenção na respiração e pulsação do corpo.
A partir deste princípio, a máscara neutra intensifica a percepção de tensões musculares, gestos repetidos, hábitos corporais, que sofrerão uma reorganização natural, tendo em vista a presentificação e intensificação da respiração. A partir desta reconexão mente/corpo, abrimos espaço para que o corpo se potencialize por meio da mimetização de estados energéticos e estruturas da natureza.
É importante ressaltar que somos corpos únicos, reduzidos, no entanto, em nossa potência expressiva, por regramentos sociais alienantes. Nosso esforço está em produzir reconexões individuais, com o intuito de restabelecer a potência de movimento e expressão de nossos conteúdos pessoais.
A Máscara Neutra é uma ferramenta apenas de treinamento, não sendo usada nos palcos, como produto final. É um processo de aprofundamento, da linguagem corporal, mas também um espaço de estímulo criativo a partir da integração dos fluxos de pensamento e movimento físico.
Funcionamento da oficina:
2º semestre de 2022
Módulo 02, com o professor Mauro Zanatta:
Início: 02/08
Termino: 04/12.
Dias: às terças-feiras, das 19 às 22hs.
Valores: R$ 1.900,00/semestre.
Número de alunos: 22 vagas/turma.