Escolha uma Página

NOSSOS CURSOS

Atores & Não Atores
Entre em contato
Módulo

Fundamentos para o ator

Técnicas teatrais para qualquer pessoa interessada em desenvolvimento pessoal e coletivo.

Num olhar cuidadoso e seguro, o desenvolvimento do indivíduo em ambiente coletivo é conduzido no palco cênico com todos os seus desafios e prazeres. Este módulo é acessível a qualquer pessoa que tenha interesse em aprimorar seu ator ou que busca autoconhecimento.

Neste módulo acontecem jogos e brincadeiras para despertar a espontaneidade do participante, exercícios de improvisação e, com o objetivo fortalecer a prática de palco, a montagem e apresentação de cenas individuais no final do processo.

público-alvo

Qualquer pessoa acima de 18 anos com interesse em desenvolvimento pessoal, busca autoconhecimento e/ou quer aprimorar a sua comunicação.

Carga Horária

48 horas

01.

Desenvolve a capacidade de comunicação em contexto de embate.

02.

Desperta a espontaneidade e a capacidade de improvisação.

03.

Potencializa a capacidade de escutar o outro.

Módulo

Os tipos cômicos e a máscara neutra

Os Tipos Cômicos, provenientes da Comedia dell’arte, são personagens conhecidos como “tipos fixos”, porque condensam comportamentos e atitudes humanas que repetem padrões sociais há séculos.

São importante objeto de pesquisa para teatro, cinema e televisão, porque apresentam pontos fundamentais na construção da crítica social, mas também abrem porta à uma percepção de como nossas máscaras sociais nos conduzem em nossa vida.

O participante irá aprofundar a pesquisa para a construção de personagens.  Através da Máscara Neutra adquire maior consciência do seu comportamento corporal habitual e, através dos tipos cômicos (enamorados, servos, capitães e velhos) amplia a qualidade dos movimentos.

público-alvo

Qualquer pessoa acima de 18 anos com interesse em desenvolvimento pessoal, busca autoconhecimento e/ou quer aprimorar a sua comunicação, e que tenha feito o módulo “Fundamentos para o ator”.

Carga Horária

48 horas

01.

Desenvolve a consciência corporal.

02.

Reconhecimento e utilização das máscaras sociais.

03.

Caracterização da comédia humana e reconhecimento do seu fundo trágico.

Módulo

A arte de ser palhaço

O palhaço é uma filosofia de vida. Uma forma de olhar e de caminhar pela vida. É uma figura que nos permite sermos o que somos, mas que “não pode” aparecer. O palhaço nos permite vivenciar nossas sombras com leveza.

Somos vários “eus”. Quando criança vivenciamos vários “eus”. A criança quando brinca pode ser o que quiser. E é. Também, vivencia todos os sentimentos durante a brincadeira. Na medida que crescemos, começamos a ser repreendido: “não corre… não ri… não chora… anda direito… tira mão daí que é feio… a raiva é feia… o medo é ruim, etc.” Então, nos repreendemos e nos padronizamos. No brincar a criança ainda pode sentir os sentimentos sem julgamento.

Quando adultos, também podemos brincar. O palhaço é o ser que brinca.

O palhaço não foge da vulnerabilidade. Pelo contrário, a suporta e até se delicia. O palhaço se afeta e é afetado, expressando em seu corpo. Seu corpo é vivo e integrado com o que sente e pensa.

Este curso convida para a introdução (mesmo para quem já for palhaço ou palhaça) e aperfeiçoamento na arte do(a) palhaço(a). No decorrer do curso serão propostos exercícios práticos investigados pelo ministrante em seus trabalhos artísticos como palhaço em diferentes espaços privados e públicos (teatros, rua, hospitais…).

 

público-alvo

Qualquer pessoa acima de 18 anos que queira experienciar e aprofundar-se na arte de ser palhaço(a).

Carga Horária

48 horas

01.

Trabalha o autoconhecimento e expressão de si mesmo(a).

02.

Trabalha o estar à vontade com a vulnerabilidade e até deliciar-se com ela.

03.

Potencializa o estado presente e a relação consigo, com a outra(o) e com o ambiente.

Módulo

Laboratório de dança teatro

O Laboratório  pesquisará as possibilidades de dramaturgia presentes entre os limites da dança e do teatro.  As aulas acontecerão a partir de  jogos, improvisações,  estruturas e investigações coreográficas, criações de cenas individuais e coletivas.

Através da proposta, o indivíduo  poderá ampliar a sua qualidade de movimentação, expandir as possibilidades de expressão corporal, conectar o corpo ao momento presente, além de aprofundar a relação com o outro, valorizando a sua diversidade corporal enquanto indivíduo\artista.  

Ao final do módulo, será apresentado um espetáculo construído a partir dos processos das aulas. O foco estará em criar cenas a partir do repertório individual  dentro do tema abordado.

público-alvo

Maiores de 18 anos com alguma experiência cênica que tenham interesse na linguagem da dança teatro.

Carga Horária

60 horas

01.

Reconhecer os clichês e desenvolver as sutilezas da comunicação corporal.

02.

Ampliar e refinar a consciência e a qualidade de movimentação.

03.

Criar diálogos entre forma e conteúdo do gesto e da intenção do movimento.

×